1 de janeiro de 2014

Junta de Arões entregou Prémios de Mérito Escolar (12ª edição)


Fotos de Rui Silva
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Junta de Freguesia de Arões São Romão entregou no passado sábado (dia 28 de dezembro) os Prémios de Mérito Escolar aos alunos residentes na Freguesia, que no ano letivo de 2012/ 2013 se destacaram nos vários ciclos do ensino básico e também ensino secundário, numa cerimónia que decorreu no auditório do Edifício Sede de Junta e que contou, além dos alunos premiados e seus familiares, com a presença do Vereador Pompeu Miguel Martins.

Na 12ª edição deste galardão foram catorze os contemplados: Gonçalo Dinis Ribeiro Leite e Rafael Diogo Vieira Mendes (1º ano), Inês Fernandes Freitas e Ana Beatriz Alves Ribeiro (2º ano), José Pedro Alves Pinto da Silva (3º ano), Ana Margarida Nogueira Silva e Beatriz Santos Castro (4º ano), Filipa de Castro (6º ano), Diana Isabel Novais Ribeiro e João Pedro Nogueira de Freitas (9º ano), Lisandra Emanuela Freitas Rodrigues, Carla Daniela Oliveira Lopes e Francisco José Correia Graça Almeida (12º ano).

A cerimónia contou com um preâmbulo musical, a cargo de Regina Novais e Renato Leite (em flauta transversal) e do trio formado por Mariana Castro, Sara Costa e Sara Silva, a quem coube os acordes de «Homem do Leme» dos Xutos & Pontapés. Mariana Castro partilhou com os presentes uma leitura da crónica «Os bons alunos são fixes!» de João Ricardo Lopes, dando mote àquele que foi o discurso dominante da noite, de reconhecimento do bom trabalho feito pelo alunos presentes.

Na qualidade de anfitriã, Cláudia Castro deu as boas vindas a todos, deixando uma mensagem de apreço a alunos, pais e professores. «Desejo que independentemente das vossas escolhas futuras, realizáveis ou não no nosso país, nunca esqueçam esta terra que vos ama», disse.

Pompeu Miguel Martins frisou a importância do estudo na formação pessoal de cada indivíduo e elogiou o trabalho de cada um dos premiados, fazendo votos para que consigam alcançar os seus objetivos futuros. «Este Prémio é sem dúvida um incentivo, um estímulo para que cheguem mais longe e sintam o reconhecimento do vosso trabalho». O Vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe mostrou ainda a sua satisfação pelo trabalho levado a cabo pela Junta de Arões São Romão na área da juventude, acreditando que «a valorização dos jovens é um trabalho fundamental na preparação do futuro».

João Ricardo Lopes, por seu turno, lembrou aqueles que estiveram na origem do Prémio e o «ciclo» que se fecha com esta 12ª edição: «Quando a Cláudia, o Horácio, a Célia, o Rui, o Mário João e eu fazíamos parte do Departamento da Juventude desta Junta quisemos criar algo que constituísse um marco anual no trabalho dos nossos estudantes. Os mais novinhos então eram aqueles que agora terminaram o ensino secundário. Sentimos ter cumprido a missão a que nos propusemos e valeu bem a pena». O Secretário da Junta mostrou a determinação da sua autarquia em continuar a apoiar a cultura e a educação locais, mostrando «profundo regozijo com o premiar do talento daqueles que são o futuro da terra».

A todos os alunos foram entregues uma medalha e um diploma confirmativos do prémio escolar, bem como livros, um CD e, no caso dos alunos mais velhos, de um cheque. A cerimónia terminou com um habitual beberete-convívio.

veja a nossa galeria de fotos