12 de novembro de 2013

Junta e Assembleia de Freguesia tomaram posse em Arões S. Romão



Cique nas imagens para as ampliar
Num ambiente de grande cordialidade, decorreu no passado sábado (dia 9) a tomada de posse dos órgãos executivo e deliberativo em Arões S. Romão, cerimónia que decorreu ao fim da tarde no Auditório da Sede de Junta e que contou com uma assistência numerosa, onde sobressaíram muitos aronenses, o atual Presidente da Câmara, Raul Cunha, o antigo edil, José Ribeiro, ou o líder do grupo IPF, Parcídio Summavielle

Vítor Castro, Presidente da Mesa de Assembleia cessante, deu início à sessão, passando logo de seguida a Cláudia Castro (cabeça de lista do partido mais votado) a condução dos procedimentos formais, tendo por base a configuração política resultante do escrutínio as eleições autárquicas de 29 de setembro que, recorde-se, fez eleger cinco vogais pelo Partido Socialista, três pelo PSD e um pelos IPF. Assim, para além de Cláudia Castro, comporão a Junta de Freguesia de Arões no novo mandato João Ricardo Lopes (Secretário) e Joel Fernandes (Tesoureiro).

Reajustada a banca socialista e feita a votação para a Mesa da Assembleia de Freguesia, foi reeleito para seu Presidente Vítor António Castro, que terá como 1ª Secretária Maria da Conceição Pereira, e como 2º Secretário José Armando Faria Miranda.


Os discursos de tomada de posse, feitos pelas várias forças partidárias, coincidiram no essencial, com os interesses da Vila de Arões a tomarem lugar de destaque em todos eles. Fernando Costa (IPF) começou por agradecer o voto de confiança dos seus eleitores, prometendo “tudo fazer para não defraudar aqueles que acreditaram no nosso projeto” e garantindo a colaboração necessária com a nova Junta, “porque estamos apostados em valorizar a nossa terra, sem deixar de intervir sempre que necessário”. 


Luís Silva, líder da bancada laranja, deu os parabéns aos elementos da Junta de Freguesia “pela vitória inequívoca” que obtiveram nas eleições autárquicas, desejando-lhes “as maiores felicidades no presente mandato”, mostrando disponibilidade para ajudar em tudo o que for necessário “pelo melhor de Arões S. Romão”. O líder do PSD reforçou a ideia de que “este será um mandato difícil”, mas salientou a necessidade de estreitar os laços com a Câmara Municipal de Fafe, desejando que “com o Dr. Raul Cunha Arões S. Romão possa receber o que porventura faltou no tempo do Dr. José Ribeiro”.


Cláudia Castro agradeceu a presença massiva dos aronenses naquele ato solene, desafiando a assistência a participar com a mesma adesão nas futuras sessões da Assembleia de Freguesia. A presidente de Junta reeleita expressou a sua satisfação e agradecimento pela correção havida durante o período antes, durante e após a campanha eleitoral na Freguesia, salientando a total sintonia com os adversários na escolha das prioridades para o mandato: “A nossa bandeira política será a partir de agora a bandeira de Arões S. Romão e não a do meu partido. Quero ouvir todos, trabalhar em nome de todos e servir a todos”.


Vítor Castro concluiu a cerimónia com a leitura do texto «Uma lição de carpintaria», uma alegoria sobre as virtudes e defeitos das várias ferramentas numa oficina, texto com que aludiu simbolicamente à necessidade de ultrapassar as diferenças e juntar as semelhanças pelo bem coletivo e que mereceu o aplauso unânime de todos os presentes.