12 de julho de 2011

Programa da 2ª Feira de Artesanato de Arões




















Depois do sucesso da primeira feira de artesanato de Arões (em 2009), segue-se este ano a sua edição, integrada no programa oficial das comemorações do 2º aniversário de elevação da freguesia de Arões São Romão a Vila.

Doçaria, panificação, charcutaria, vinhos, lavores, madeiras, escultuária, pintura, literatura, folclore, artesanato, bem como as colectividades da terra estarão representadas num certame que pretende criar a sua própria tradição e impor-se a pouco e pouco no Concelho.

“Quem assistiu à primeira mostra gostou e pediu mais. No ano passado não houve condições logísticas para avançarmos, mas este ano não hesitámos, ainda para mais no programa que assinala um aniversário tão importante para Arões”, explicou-nos Cláudia Castro, presidente da autarquia local.

A feira terá a duração de apenas dois dias, perto da Igreja Românica de 1237, cenário ideal para um regresso ao passado, aos tempos da lavoura e do artesanato. Mas não haverá apenas memórias neste evento. Arões aposta na sua juventude e, também por isso, volta-se para o futuro e para a globalização. “Existe um projecto em curso, Arões na Europa, a cargo de uma associação, a ADISFAF, que pretende promover os tempos livres e o respeito por temas importantes, como a ecologia, a história e o uso de novas tecnologias”, informou Castro, para quem esta feira “é a ponte entre o passado e o futuro”.

Numa freguesia de mais de quatro mil habitantes, multiplicam-se os talentos; nas artes plásticas (Fina Rosa), na literatura (João Ricardo Lopes), na música (Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões), no teatro (Grupo de Teatro de Arões), no folclore (Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões), no desporto (Arões Sport Clube) e em diversas artes manuais, da madeira ao ferro, passando pelos lavores. “O que temos de melhor estará representado nestes dois dias de festa”, disse Cláudia Castro.

A feira tem início no sábado, dia 23, a partir das 14h30, terminando às 20h00 do dia seguinte. Pelo meio haverá actuações musicais, gastronomia local e diversos produtos para compra e venda. Espera-se uma afluência significativa, tanto mais que no período de férias de muitos conterrâneos.