Arões São Romão assinalou a 20 deste mês o 2º aniversário de elevação a Vila, tendo dinamizado um conjunto de iniciativas, com destaque para a sua feira de artesanato no passado fim-de-semana.
O programa oficial das comemorações teve início no dia 20, com uma largada de balões, junto ao monumento evocativo da “Vila de Arões” e com o discurso da Presidente da Junta, Cláudia Castro, que fez um apelo à juventude para participar de modo mais ativo na história da Freguesia: “O meu primeiro objetivo é chamar até nós a juventude, a quem caberá defender aquilo que é mais original e valioso numa terra, ou seja, as suas tradições. A juventude tem de participar no crescimento de Arões, assegurando o respeito pela história e lutando pelos espaços verdes que ainda nos restam”, disse.
Em dia de aniversário, houve lugar para a conferência «Fafe no tempo da 1ª República: o exemplo de Arões», proferida por Daniel Bastos, que cotejou alguns números atuais com os de há cem anos, em matéria de serviços no Concelho e Arões. Respondendo ao desafio da autarca, os meninos do Grupo de Prolongamento Escolar da E. B.1/ JI de Ferreiros mostraram um vídeo, onde entrevistaram alguns dos artesãos e comerciantes da Freguesia, em torno da questão «Porque gosta de morar em Arões?», perante uma plateia que encheu uma vez mais o auditório da Sede da Junta. A noite acabaria com bolo de aniversário e uma pequena confraternização dos presentes.
No dia 22 (sexta-feira), a juventude aronense voltou a reunir-se, desta feita em torno de um workshop, dinamizado por Gabriela Salgado, a propósito do projeto «Arões na Europa», cuja implementação e desenvolvimento está a decorrer presentemente, a cargo da ADISFAF.
Ponto alto das comemorações foram, no fim de semana, a 2ª feira de artesanato da Vila e a inauguração do relvado sintético do Arões Sport Clube, ambos com a presença dos representantes camarários.
A feira do artesanato, que decorreu este ano no logradouro da Igreja Paroquial, contou com a participação de dezena e meia de entidades (entre artesãos, coletividades e associações locais), tendo decorrido no sábado e domingo passados. De acordo com Cláudia Castro, “Quisemos com este evento promover o que de melhor se faz em Arões, talvez como preparação de uma feira local que deveria decorrer mais amiúde”.
No domingo, dia 24, foi igualmente cumprido um dos grandes objetivos do Arões Sport Clube, clube local que viu inaugurado o piso sintético do seu recinto de jogos, “prémio para o único clube do Concelho, que milita no escalão principal do futebol distrital e que nunca desceu de divisão”, reconhecem os seus dirigentes desportivos.
A este evento compareceram os responsáveis camarários, que realçaram o esforço de todas as partes envolvidas nesta obra, a começar pela própria Câmara Municipal, passando pelos diretores do clube, pelo Centro para a Formação e Juventude de Arões e pela Junta de Freguesia.