29 de abril de 2011

Novo livro de João Ricardo Lopes apresentado em Arões















O escritor João Ricardo Lopes (n. 1977) regressa este ano ao meio literário com a publicação de reflexões à boca de cena, obra que será apresentada no próximo sábado (dia 7), no auditório da Junta de Freguesia de Arões São Romão.

Trata-se de um volume bilingue (Português e Inglês), composto ao longo dos últimos dois anos e meio, no qual o autor compila 50 poemas alusivos ao universo do teatro e onde tece irónicas considerações sobre o quotidiano da personagem central (mistura de eu e nós poético).




Depois de a pedra que chora como palavras (2001), além do dia hoje (2002), contra o esquecimento das mãos (2002), dias desiguais (2005) e Dos Maus e Bons Pecados (2007), o poeta completa a sua primeira década de vida literária com um trabalho integralmente traduzido, por Bernarda Esteves (professora da Universidade do Minho).

A sessão de lançamento, com início previsto para as 21h30, contará com a presença do escritor, da tradutora e do investigador César Freitas (IESF), que partilhará com o auditório a sua leitura da obra.

Depois da Vila de Arões, segue-se uma apresentação no domingo, na Feira do Livro de Braga (com apresentação de Sérgio Sousa, docente na Universidade do Minho). Estão ainda previstas sessões de apresentação em Lisboa (final do mês) e Porto (início de Junho).